Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Notícias - Detalhes

Artigo sobre o Jardim Paleobotânico de Mata
Artigo sobre o Jardim Paleobotânico de Mata
 

SIEGLOCH; GUERRA-SOMMER; SCHULTZ; BARBOZA - PALEOCLIMATIC INFERENCES BASED ON WOOD GROWTH INTERRUPTIONS IN LATE TRIASSIC FLOOD DEPOSITS FROM THE SOUTHERNMOST BRAZILIAN GONDWANA

Artigo publicado na Revista Brasileira de Paleontologia, desenvolvido no Jardim Paleobotânico de Mata e encaminhado ao IPHAE pela professora Margot Guerra Sommer e pela bolsista Anelise Marta Siegloch, tendo em vista, segundo as autoras, "a pronta colaboração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul".

Nas palavras das autoras:

"Os excelentes resultados obtidos com a pesquisa permitiram finalmente identificar o processo que gerou a preservação desses lenhos, que esteve relacionado a preenchimento de canais fluviais, sob a influência de inundações de alta energia que arrastaram e soterraram as árvores. A a identificação de zonas de interrupção de crescimento na associação de lenhos o indicou por outro lado a presença de condições de clima tropical caracterizado por distúrbios ambientais irregulares de curto prazo que foram atribuídos principalmente a estresse hídrico temporário.

Ao definirmos esses resultados , além de produzir conhecimento cientifico, estamos colaborando para que em época mais oportuna, a cidade de Mata retorne à sua posição de vanguarda com relação a turismo com ênfase cientifico-cultural.

A partir das análises integradas que resultaram em conclusões tão importantes para o Jardim Paleobotânico estamos tentando ampliar os resultados para outros afloramentos na região central do Estado afim de obtermos uma visão geral do processo".

LINK PARA O ARTIGO

 
    
 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI