As obras de restauração do Instituto de Educação em Porto Alegre estão temporariamente paralisadas, devido à rescisão do contrato com a empresa encarregada da execução destas obras.
O projeto de restauração do conjunto, que estava muito degradado, foi entregue em dezembro/2014 e as obras de execução começaram em janeiro/2016, após licitação específica, iniciando então a realocação dos alunos em outras escolas com espaços disponíveis. A Seduc - Secretaria de Estado da Educação - rescindiu o contrato com a empresa devido ao não cumprimento dos prazos. A SOP – Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação - fará a atualização dos projetos e orçamentos, de acordo com o que foi efetivamente executado até agora, visando nova contratação para a conclusão das obras.
O Instituto de Educação é um conjunto arquitetônico composto por três edificações, reconhecido como patrimônio cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Já incluído no tombamento do Parque Farroupilha pelo município, foi tombado pelo Estado em 2006.
Em 2015 o IPHAE iniciou nesta escola, que é referência histórica para a educação pública do Estado, o desenvolvimento de um trabalho de Educação Patrimonial, prática que vem se consolidando como uma das diretrizes das políticas de preservação patrimonial. Um dos objetivos que pautam o projeto é realizar, junto à comunidade escolar do Instituto de Educação General Flores da Cunha, ações que possam motivar a observação, o reconhecimento e o envolvimento cognitivo-afetivo do grupo com a preservação deste bem cultural, que faz parte do seu cotidiano. Mesmo após iniciadas as obras de restauro e a realocação de alunos, professores e funcionários para outros prédios escolares, o IPHAE continua mantendo as atividades com alunos e professores.
|