Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Notícias - Detalhes

Obras de restauração - Instituto de Educação Flores da Cunha
Obras de restauração - Instituto de Educação Flores da Cunha
 

As obras de restauração do Instituto de Educação em Porto Alegre estão temporariamente paralisadas, devido à rescisão do contrato com a empresa encarregada da execução destas obras.

O projeto de restauração do conjunto, que estava muito degradado, foi entregue em dezembro/2014 e as obras de execução começaram em janeiro/2016, após licitação específica, iniciando então a realocação dos alunos em outras escolas com espaços disponíveis. A Seduc - Secretaria de Estado da Educação - rescindiu o contrato com a empresa devido ao não cumprimento dos prazos. A SOP – Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação - fará a atualização dos projetos e orçamentos, de acordo com o que foi efetivamente executado até agora, visando nova contratação para a conclusão das obras.

O Instituto de Educação é um conjunto arquitetônico composto por três edificações, reconhecido como patrimônio cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Já incluído no tombamento do Parque Farroupilha pelo município, foi tombado pelo Estado em 2006.

Em 2015 o IPHAE iniciou nesta escola, que é referência histórica para a educação pública do Estado, o desenvolvimento de um trabalho de Educação Patrimonial, prática que vem se consolidando como uma das diretrizes das políticas de preservação patrimonial.  Um dos objetivos que pautam o projeto é realizar, junto à comunidade escolar do Instituto de Educação General Flores da Cunha, ações que possam motivar a observação, o reconhecimento e o envolvimento cognitivo-afetivo do grupo com a preservação deste bem cultural, que faz parte do seu cotidiano. Mesmo após iniciadas as obras de restauro e a realocação de alunos, professores e funcionários para outros prédios escolares, o IPHAE continua mantendo as atividades com alunos e professores.

 
    
 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI