Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Notícias - Detalhes

Remoção de tintas em prédios históricos
Remoção de tintas em prédios históricos
 

O IPHAE, juntamente com a SOP – Secretaria de Obras do Estado, a EPAHC - Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura de Porto Alegre – e a CIENTEC, acompanhou os testes para a retirada da tinta sobre o revestimento de cirex do Instituto de Educação Flores da Cunha, a fim de eliminar sujidades e pichações sem danificar o revestimento original. O cirex com mica é uma argamassa empregada com frequência em fachadas art déco nas décadas de 1930 e 1940. O prédio é tombado em instância municipal e estadual.

O método utilizado foi o jateamento com gelo seco, utilizando CO2 na forma sólida como matéria-prima. O vídeo realizado durante o teste pode ser acessado CLICANDO AQUI .

Outro sistema possível, mas que não foi testado, é o microjateamento por aero abrasão. Neste, as jateadoras trabalham com ar comprimido e utilizam o garnet, um abrasivo mineral de alta dureza e sem toxicidade. Os dois sistemas estão descritos no material elaborado pela empresa 3C – Arquitetura e Urbanismo, que está encarregada do projeto de restauração do Instituto de Educação.

O método de remoção de tinta acrílica empregado nas fachadas do Museu Getúlio Vargas, em São Borja, consiste na aplicação de compressas com água oxigenada. Segundo a Arq. Berenice Costa, responsável pelo projeto de restauração do prédio, a técnica começou a ser usada a partir de consultoria com a direção do Museu das Missões. Utiliza-se água oxigenada 120 volumes diluída em água na proporção 1:4 (água oxigenada e água) e compressas com tecido de algodão, que são deixadas no local cerca de 20 minutos. Depois o tecido é retirado e a tinta sai facilmente com espátula.

 
São Borja - Água oxigenada e compressas tecido
São Borja - Água oxigenada e compressas tecido
Porto Alegre - jateamento gelo seco
Porto Alegre - jateamento gelo seco
Porto Alegre - limpeza parcial
Porto Alegre - limpeza parcial
São Borja - Retirada tinta
São Borja - Retirada tinta
    
 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI