Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Notícias - Detalhes

Inscrições no Livro Tombo em Pelotas
Inscrições no Livro Tombo em Pelotas
 

Atualmente existem quatro bens tombados em nível estadual em Pelotas. Além da Casa da Banha, tombada em  1999, e da Catedral de Pelotas, tombada em julho de 2011, há mais dois bens protegidos na cidade: A Casa de João Simões Lopes Neto e o Castelo Simões Lopes.

As inscrições no livro tombo dos bens tombados em 2011 e 2012 serão homologadas em Pelotas no dia 20 de julho.

A Catedral São Francisco de Paula foi iniciada em 1913, sofreu várias alterações, e sua configuração atual data de 1951. Internamente destacam-se as pinturas murais de Aldo Locatelli e Emilio Sessa, e os elementos decorativos de Adolfo Gardoni. Portaria de tombamento Nº 036/2011.

A Casa de João Simões Lopes Neto, um exemplar característico da arquitetura residencial eclética de Pelotas, é a sede atual do Instituto João Simões Lopes Neto. Foi construída em 1891 e nela residiu o escritor pelotense por dez anos, de 1897 a 1907. Portaria de Tombamento Nº 003/2012.

O Castelo Simões Lopes, concluído em 1923,  foi construído a partir de projeto do arquiteto Fernando Rullmann. Consta que o proprietário, Augusto Simões Lopes, teria feito alterações no decorrer das obras, dando-lhe a configuração de um castelo medieval. Augusto era o filho mais novo do charqueador João Simões Lopes Filho, o Visconde da Graça. Foi intendente de Pelotas, deputado federal e senador. Portaria de tombamento Nº 012/2012.

 

 

 

 

 

 
Castelo Simões Lopes
Castelo Simões Lopes
Casa de João Simões Lopes Neto
Casa de João Simões Lopes Neto
  
 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI