Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Notícias - Detalhes

Tombamento estadual em Santo Ângelo
Tombamento estadual em Santo Ângelo
 

TOMBAMENTO ESTADUAL DA CAPELA DO COLÉGIO TEREZA VERZERI

No dia 19 de março acontecerá a cerimônia de tombamento da Capela do Colégio Teresa Verzeri, em Santo Ângelo , com a presença da Secretária de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Mônica Leal. A Capela será tombada em razão da existência, em seu interior, de importante pintura mural do artista italiano Emilio Sessa, que possui inúmeras obras realizadas tanto na Europa como no Rio Grande do Sul, principalmente em espaços sacros.

Construída em 1951, a Capela faz parte do complexo educacional das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus em Santo Ângelo. Este será o primeiro bem tombado pela Sedac/ IPHAE na cidade de Santo Ângelo. Localizada no coração do colégio, seu espaço interno recebeu pintura mural do artista italiano Emilio Sessa. Em forma de arco abatido, sobre a nave central e o presbitério, o teto da capela traz peculiar decoração, onde Sessa valorizou o espaço com frisos pintados, imagens de anjos, medalhões com inscrições em latim, e representações de símbolos da fé cristã. Destacam-se ainda, próximo à entrada principal, um crucifixo em madeira e dois confessionários também em madeira que compõem, juntamente com os bancos, o mobiliário original desse espaço. Registra-se ainda o cuidado tido com o revestimento do piso: as áreas de circulação são revestidas por ladrilho hidráulico decorado e a parte destinada aos bancos com parquet.  

Nascido em Bergamo, na Província da Lombardia, em 10 de agosto de 1913, Emilio Sessa conviveu desde cedo com a exuberância arquitetônica do período em que a cidade esteve sob a tutela de Veneza. Aos 14 anos de idade freqüentou a “Scola d’Arte Applicata all’Industria Andrea Fantoni”, destacando-se por sua capacidade técnica. Entre os seus contemporâneos estava o pintor Aldo Locatelli, com quem participou do “Gruppo dei Bergamaschi” que, sob a orientação do professor e artista Fermo Taragui, restaurou obras como a Igreja de Pompéia, entre outras. Foi acompanhado desde a infância pelo Cardeal Ângelo Roncalli, futuro Papa João XXIII, admirador de sua obra e mecenas do pintor. Por recomendação do Cardeal Roncalli, Sessa teve seu projeto aprovado para a Catedral de Pelotas, o que desencadeou a sua vinda para ao Brasil, em novembro de 1948. Junto com ele e por sua iniciativa, vieram também os artistas Locatelli e Gardoni, que também trabalharam na decoração interna do templo. Como obras exclusivas de Sessa, em Porto Alegre , temos a Capela do Presídio Madre Pelletier (1952/53), a Capela da Santa Casa (1962) e a Capela das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. No interior podemos citar obras em Novo Hamburgo , Gravataí e também a Capela do Colégio Teresa Verzeri, em Santo Ângelo.

Depois de 16 anos trabalhando no Brasil, Sessa retornou, em 1965, a Bergamo, retomando seu trabalho. Faleceu em 04 de janeiro de 1990, em sua terra natal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Capela Verzeri - Santo Ângelo
Capela Verzeri - Santo Ângelo
   
 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI