Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

BENS IMATERIAIS REGISTRADOS
   
Nome:
Portaria - Palha de Butia
Portaria - Palha de Butia
Portaria - Erva-mate
Portaria - Erva-mate
 
BENS IMATERIAIS REGISTRADOS
Cidade
RS
Observações:

Sistema Cultural e Socioambiental da Erva-mate Tradicional

Portaria: 44/2023 de 14.06.2023

Número do Processo: 20/1100-0000368-1

Número de Inscrição do Livro de Registro: 01 - Livro de Registro de Saberes

Data de Inscrição no Livro de Registro: 13/06/2023

Data de Publicação em DO: 14/06/2023

Descrição:

O Sistema Cultural e Socioambiental da Erva-mate Tradicional, compreendido como configuração presentista de cosmovisões, tradições, agenciamentos e relações ambientais, espirituais, territoriais e socioculturais 1) dos povos indígenas originários Guarani e Kaingang, desde o final da década inicial do séc. XVII; 2) de comunidades quilombolas conformadas no decorrer dos sécs. XIX e XX; e 3) de grupos de agricultores familiares, os quais igualmente consolidaram relações de ordem socioambiental entre o final do sec. XIX e no decorrer do séc. XX.

Importante pontuar que o processo de patrimonialização em curso recai sobre as práticas culturais e de manejo socioambiental de detentores e produtores relacionadas com a erva-mate tradicional de base artesanal, diferenciando-se, assim, da modalidade de erva-mate processada industrialmente pelas ervateiras ligadas aos sistemas empresariais agrícolas do setor rural sul-rio- grandense.

O saber conexo ao processo de fabricação de erva-mate tradicional constitui atividade milenar e secular originada nas práticas ancestrais dos povos indígenas Guarani e Kaingang, ocupantes das macros bacias hidrográficas dos rios Paraguai, Paraná e Uruguai. Essas práticas, saberes fazeres e conhecimentos associados à erva-mate tradicional (r)existem ao longo do tempo com incidência espacial local, regional, nacional e continental no sul da América do Sul. Tais práticas apontam à permanência de sistema cultural e socioambiental da Erva-mate Tradicional, o qual persiste nos dias de hoje, em que pese a atual predominância dos sistemas agrícolas empresariais em que sobressai o monocultivo.

Esta descrição corresponde à síntese do conteúdo do processo administrativo PROA nº 21/1100-0000368-1, no qual se encontra reunido o mais completo conhecimento sobre este bem cultural, contido em documentos textuais, bibliográficos e imagéticos. O presente Registro está de acordo com o Parecer Técnico do IPHAE nº 001/2022 e a decisão proferida pela Câmara Temática do Patrimônio Cultural Imaterial por meio do Parecer sobre a Proposta de Registro de Patrimônio Imaterial do Sistema Cultural e Socioambiental da Erva-mate Tradicional.



Modo de Fazer Artesanato com Palha de Butiá na região de Torres

Portaria: 72/2023 de 18.08.2023

Número do Processo: 20/1100-0000506-4

Número de Inscrição do Livro de Registro: 02 - Livro de Registro de Saberes

Data de Inscrição no Livro de Registro: 17/08/2023

Data de Publicação em DO: 18/08/2023

Descrição:

Modo de Fazer Artesanato com Palha de Butiá, tendo como referência a região de Torres, no Rio Grande do Sul, foi identificado como um bem cultural imaterial da comunidade rural que vive historicamente associada aos butiazais. Trata-se de uma prática que ocorre, no mínimo, desde a segunda metade do século XIX, reconhecidamente transmitida há seis gerações, que ainda é praticada de forma contínua ou descontínua por cerca de 30 famílias das localidades de Campo Bonito, Águas Claras, São Brás, Faxinal, Itapeva e Vila São João. Sua essência como bem cultural está nos conhecimentos da natureza, nas relações sociais, na identificação coletiva, na autonomia das mulheres e no domínio das técnicas que permitem colher de forma sustentável as folhas da palmeira, tratar suas fibras, confeccionar tranças, costurar e comercializar diferentes produtos.

A trança é o elemento básico para a confecção dos produtos feitos com a palha do butiá, ocupando posição importante na construção comunitária de significados simbólicos, culturais, econômicos e sociais. A partir da trança podem ser feitos chapéus, bolsas, tapetes, entre outros produtos.

Esta descrição corresponde à síntese do conteúdo do processo administrativo PROA nº 20/1100-0000506-4, no qual se encontra reunido o mais completo conhecimento sobre este bem cultural, contido em documentos textuais, bibliográficos e imagéticos. O presente Registro está de acordo com o Parecer Técnico do IPHAE nº 002/2022 e a decisão proferida pela Câmara Temática do Patrimônio Cultural Imaterial por meio do Parecer para a Proposta de Registro Modo de Fazer Artesanato com Palha de Butiá na Região de Torres, RS.

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI