Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

BANCO PELOTENSE - MATRIZ
   
Nome:
2012
2012
Antigamente
Antigamente
Portaria de Tombamento
Portaria de Tombamento
 
BANCO PELOTENSE - MATRIZ
Endereço:
Rua Marechal Floriano nº 51 - esq. Rua Andrade Neves
Cidade
PELOTAS
Proprietário Atual:
Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Portaria:
46/2019 de 17.08.19
Número do Processo:
241-1100/12-9
Número de inscriçao do Livro Tombo:
143
Data de inscrição no Livro Tombo:
29/08/2019
Data de Publicação em D.O.
19/08/2019
Observações:

O Banco Pelotense foi fundado em 05 de fevereiro de 1906 e aberto ao público em 15/02/1906, estando inicialmente sediado na Casa de Câmbio de Plotino Amaro Duarte, um dos incorporadores financeiros da instituição; em 1910 o banco passa a ocupar parte térrea do prédio do Clube Comercial, ali permanecendo até ser construída sua sede própria, cuja obra iniciou em 1913 (os três prédios ainda existem).

O projeto foi da firma uruguaia “Perez Montero e Cia”, propriedade de Carlos Perez Montero, Donato Gaminara, Mário Moreau e Luiz Suarez. A construtora tinha sedes em Montevidéo e Pelotas. Günter Weimer, em sua tese (WEIMER, 1989) também apresenta outros dados: o construtor espanhol Paulo Torrens teria participado da execução e o arquiteto, provavelmente belga, Chrétien Hoogenstraaten teria sido autor do projeto. Weimer também salienta a dificuldade em afirmar com precisão quais os profissionais envolvidos e a participação de cada um deles na obra. Em parte, isso se deve ao fato de que o exercício da profissão não era regulamentado, sendo comum as empresas fazerem uma seleção entre vários projetos e contratarem diferentes profissionais para a execução de uma mesma obra. Quanto à ornamentação da fachada, teria sido contratada, por meio de concurso público em Buenos Aires, com a Oficina de João Vicente Friederichs, empresa que vinha se destacando em grandes obras na capital.

Em 05 de fevereiro de 1916, marcando seu décimo aniversário de fundação, o banco inaugurou o prédio próprio da Matriz.

Com a liquidação do banco, em 1931, o governo do Estado incorporou todo o seu patrimônio. O prédio foi, por alguns anos, ocupado pela Mesa de Rendas Estadual e, mais tarde, passou a ser ocupado pelo Banco do Rio Grande do Sul.

Foi executada, na década de 70, uma grande reforma, porém as características ornamentais da fachada foram mantidas. As duas cabeças de leão, projetadas para fixar a ideia de solidez e segurança da instituição, continuam se sobressaindo na entrada principal. A marca do Banco Pelotense foi substituída pela do Banco do Rio Grande do Sul.

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI