Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

MUSEU OSWALDO ARANHA
   
Nome:
Detalhe pisos
Detalhe pisos
Prédio do Museu Oswaldo Aranha
Prédio do Museu Oswaldo Aranha
Portaria de tombamento 03/2014
Portaria de tombamento 03/2014
Portas internas
Portas internas
 
MUSEU OSWALDO ARANHA
Endereço:
Praça Getúlio Vargas nº 585
Cidade
ALEGRETE
Uso Atual:
Museu
Portaria:
03/2014
Número do Processo:
000851-1100/10-3
Número de inscriçao do Livro Tombo:
137
Data de inscrição no Livro Tombo:
15/05/2014
Data de Publicação em D.O.
22/01/2014
Observações:

LINK PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO ESTADUAL

A edificação tem sua história ligada à vida do embaixador e senador Oswaldo de Souza Aranha, figura de projeção nacional e internacional. O prédio testemunha o padrão de vida urbano das famílias proprietárias de terra na zona sul do Estado ainda no século XIX e possui detalhes construtivos característicos da época, com requintado acabamento e valor estético.
O imóvel está situado junto à Praça Getúlio Vargas, na área urbana de Alegrete, com área construída de 446,82 m², sem recuos laterais e frontais, com a fachada frontal alinhada ao passeio público. Possui acesso principal no eixo de simetria, no centro da fachada. Há pisos e ladrilho hidráulico e tabuão de madeira, forro tipo saia-e-camisa entabeirado, janelas em madeira com vidros externos, escuros internos e bandeiras envidraçadas. A cobertura é de telha cerâmica tipo capa-e-canal e estrutura de madeira, com platibanda e calhas na fachada frontal.
O prédio, do fim do século XIX, pertenceu ao casal Manoel de Freitas Valle e Luiza Jacques, tios maternos de Osvaldo Euclides de Souza Aranha. Este, de acordo com a tradição oral, nasceu na casa no dia 15 de fevereiro de 1894. Oswaldo Aranha foi político, diplomata e ministro nos governos de Getúlio Vargas. Foi embaixador em Washington entre 1933 e 1937 e Ministro das Relações Exteriores em 1938. Já em 1947, teve participação destacada na Organização das Nações Unidas para a criação do Estado de Israel.
Em 1981, o imóvel foi vendido à União, tendo como adquirente a Fundação Nacional Pró-Memória, vinculada ao Ministério da Cultura, hoje IPHAN. Em 20 de outubro de 1988 foi feito um Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Nacional Pró-Memória, o município de Alegrete e a Fundação Educacional de Alegrete, visando a implantação do Museu Oswaldo Aranha.

Fonte: Processo de tombamento estadual
 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI