Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

SALÃO HOLLER
   
Nome:
Salão Holler 2
Salão Holler 2
Salão Holler 1
Salão Holler 1
Salão Holler 3
Salão Holler 3
Portaria de Tombamento Salão Holler
Portaria de Tombamento Salão Holler
 
SALÃO HOLLER
Endereço:
Av. Presidente Lucena, 3230
Cidade
IVOTI
Portaria:
001/2014
Número do Processo:
00917-1100/13-2
Número de inscriçao do Livro Tombo:
136
Data de inscrição no Livro Tombo:
15/05/2014
Data de Publicação em D.O.
13/01/2014
Observações:

Edificação representativa do gênero enxaimel no Rio Grande do Sul, materializa o domínio desta técnica construtiva pelos colonos de origem germânica. A data de construção do casarão não está documentada – final do século XIX ou início do século XX – mas sabe-se que pertenceu à Família Holler. Em meados do século XX foi vendido à Família Exner. Originalmente destinada a residência e salão de baile, a edificação possui dois pavimentos e sótão. O térreo, parcialmente subterrâneo, apresenta paredes externas de alvenaria de pedra grês. O piso superior possui estrutura de enxaimel, com peças de madeira estruturais aparentes e fechamento em alvenaria. Os entrepisos e a estrutura do telhado também são de madeira. As janelas tem vidraças de guilhotina e tampos internos de quatro folhas.

Quando deixou de funcionar como salão de baile, a edificação foi transformada em fábrica de tamancos e selas, e depois em casa de cômodos.

De acordo com a portaria de tombamento, foi tombada a edificação original do Salão Holler, incluindo a estrutura enxaimel original, a modenatura das fachadas e vãos, as esquadrias originais, a cobertura e estrutura de todos os elementos originais que caracterizam, qualificam e permitem a leitura arquitetônica da técnica construtiva.

Fonte: Processo de tombamento estadual

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI