Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

SOBRADO SILVA
   
Nome:
Portaria de tombamento 72/2013
Portaria de tombamento 72/2013
Sobrado Silva, com pedras da antiga redução - fonte: Prefeitura Municipal
Sobrado Silva, com pedras da antiga redução - fonte: Prefeitura Municipal
 
SOBRADO SILVA
Endereço:
Rua Ademar Silva esq. Rua Gal. Salvador Pinheiro Machado
Cidade
SÃO NICOLAU
Portaria:
072/2013
Número do Processo:
000830-1100/13-1
Número de inscriçao do Livro Tombo:
132
Data de inscrição no Livro Tombo:
06/12/2013
Data de Publicação em D.O.
15/10/2013
Observações:

O Sobrado da Família Silva e a Casa em Pedra são duas edificações construídas com materiais da antiga redução jesuítico-guarani de São Nicolau. Nas duas construções foram empregados materiais similares e utilizadas diferentes técnicas construtivas, em edificações exemplares da arquitetura erudita e popular.

A redução de São Nicolau foi fundada em 03 de maio de 1626 por padres jesuítas espanhóis. Devido à invasão dos bandeirantes, os índios guaranis migraram para a margem direita do Rio Uruguai. No Segundo Ciclo Missioneiro, na fase dos Sete Povos das Missões, em 1687 São Nicolau voltou a ser fundada, próximo ao local da primitiva redução.  Participou das Guerras Guaraníticas e entrou em decadência com a saída dos jesuítas, em 1768. As ruínas e remanescentes da redução de São Nicolau são tombadas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - e o local constitui um sítio arqueológico.

Conforme o processo de tombamento municipal, o Sobrado Silva foi construído por volta de 1900 pelo coronel da Guarda Nacional Inocêncio José da Silva, com as funções de residência e comércio. Foi cenário dos principais fatos históricos ocorridos na região. 

O Sobrado, localizado em terreno de esquina, foi construído num único bloco retangular de alvenaria de pedras portantes da antiga Redução de São Nicolau. Os vãos de portas e janelas são em arco pleno – característicos do estilo neoclássico – e encontram-se fechados por tapumes ou abertos, tendo sido retiradas as esquadrias. Apresenta cimalhas e platibanda vazada. Foram colocadas estruturas metálicas de andaimes nas fachadas principal, posterior e numa lateral, e um telhado novo na parte posterior. Observa-se o esmero da construção – no assentamento das pedras das paredes, na confecção dos arcos, no revestimento e demais detalhes construtivos e decorativos. Foram tombadas as alvenarias de pedra e revestimentos remanescentes da Redução de São Nicolau e demais elementos construtivos e decorativos – platibandas, cimalhas, frisos.

Fonte: Processo de tombamento estadual e site da Prefeitura Municipal de São Nicolau

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI