Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

CAPELA NOSSA SENHORA MONTE BÉRICO
   
Nome:
Capela
Capela
Portaria de Tombamento Capela N. Sra. Monte Bérico
Portaria de Tombamento Capela N. Sra. Monte Bérico
 
CAPELA NOSSA SENHORA MONTE BÉRICO
Cidade
JAGUARI
Proprietário Atual:
MITRA DIOCESANA DE SANTA MARIA
Portaria:
070/2013
Número do Processo:
000977-1100/09-8
Número de inscriçao do Livro Tombo:
130
Data de inscrição no Livro Tombo:
06/12/2013
Data de Publicação em D.O.
15/10/2013
Observações:

Localizada no distrito de Chapadão, área rural do município de Jaguari, a Capela foi construída na data aproximada de 1910, após serem distribuídas colônias aos primeiros imigrantes chegados da Itália. Foi edificada em pedra grês, material existente na região e beneficiado pelos próprios colonos italianos, também responsáveis pela construção artesanal da capela, semelhante às existentes no seu país de origem. O sino foi consagrado em 1919 e a pintura mural do altar-mor inaugurada em agosto de 1933.

A edificação foi implantada em um local de topografia elevada, com área construída de 150 m², sendo composta por dois volumes, o da nave e o do altar, recuado na parte posterior. O arco cruzeiro, as laterais e o altar possuem pintura mural com frisos decorativos e imagens. O piso e o forro são em madeira, as alvenarias em pedra grês rebocada e as esquadrias em madeira. A fachada leste possui porta principal em madeira com duas folhas e bandeira semicircular em madeira e vidro, e óculo no centro do oitão. As fachadas laterais norte e sul são simétricas, com porta de duas folhas em posição central e janelas altas. Há soco em pedra aparente. A cobertura contínua em três águas apresenta telhas metálica e estrutura em madeira.

Foram tombados: toda a edificação original da Capela de Nossa Sra. do Monte Bérico,  incluindo a modenatura das fachadas e vãos e todos os elementos do edifício que agregam qualidade técnica, valorizando o conjunto arquitetônico, tais como: detalhes externos da fachada como os pináculos e o crucifixo da fachada principal; a pintura mural interna no altar, arco cruzeiro e lateral; o altar principal em madeira.

Fonte: processo de tombamento municipal

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI