Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

ANTIGA ESCOLA DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL
   
Nome:
Acesso principal
Acesso principal
Anexo - área multiuso pavimento superior
Anexo - área multiuso pavimento superior
Antiga Escola Eliseu Maciel e Anexo
Antiga Escola Eliseu Maciel e Anexo
Portaria de tombamento 38/2013 - Antiga Escola Agronomia
Portaria de tombamento 38/2013 - Antiga Escola Agronomia
 
ANTIGA ESCOLA DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL
Endereço:
Praça Sete de Julho, nº 180
Cidade
PELOTAS
Proprietário Atual:
Ufpel – Universidade Federal de Pelotas
Portaria:
38/2013
Número do Processo:
000343-1100/12-2
Número de inscriçao do Livro Tombo:
125
Data de inscrição no Livro Tombo:
06/12/2013
Data de Publicação em D.O.
12/06/2013
Observações:

LINK PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO ESTADUAL

A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel é a mais antiga das instituições de ensino criadas em Pelotas no final do século XIX e início do século XX, que hoje integram a UFPel – Universidade Federal de Pelotas. A trajetória do prédio faz parte da história do ensino da agronomia no Brasil, desde o decreto de criação da Imperial Escola de Medicina Veterinária e Agricultura Prática, em 1883, até a transferência da escola de agronomia para novo prédio no campus de Capão do Leão, em 1960, passando por alterações institucionais e mudanças de nome. A partir desta data seus espaços passaram a ser utilizados pelo Instituto de Ciências Humanas da UFPel.

No prédio anexo deveria funcionar o Instituto Vacinológico do Império, com a finalidade de fabricar a vacina antivariólica para todo o Brasil.

Os prédios foram restaurados em 2006 pela Fundação Simon Bolívar e hoje abrigam unidades da UFPel. No prédio principal atualmente funciona a Biblioteca do Curso de Relações Internacionais e conselhos universitários, e no anexo, o Curso de Relações Internacionais.

O imóvel localiza-se no centro da cidade, consistindo em um terreno de esquina com duas edificações, a Escola de Agronomia propriamente dita e o prédio anexo. Situa-se ao lado da Prefeitura Municipal e da Biblioteca Pública de Pelotas e em frente à atual Praça Sete de Julho, onde encontra-se o Mercado Público de Pelotas.

O prédio principal da Antiga Escola de Agronomia Eliseu Maciel segue os princípios do classicismo. A composição apresenta elementos marcantes como eixos de simetria, pórtico com frontão triangular sustentado por colunas com capitéis compósitos, janelas duplas de inspiração renascentista e ornamentação decorativa com relevos em massa representando instrumentos técnicos e musicais. Trata-se de uma edificação representativa da arquitetura de Pelotas no século XIX, próxima à atual Praça Cel. Pedro Osório, onde situam-se algumas das edificações mais significativas da época, refletindo o apogeu econômico e cultural de Pelotas, baseado  na produção do charque.

Prédio anexo: Edificação com linhas mais simples que o prédio principal. Apresenta planta em “U” com três alas, formando pátio interno com a outra edificação. Possui dois pavimentos, apresentando espaços multiuso sob o telhado, com estrutura de madeira aparente e coberturas inclinadas. O acesso às salas do térreo é feito através do pátio interno; junto a este, uma escada que parte do prédio principal conduz ao pavimento superior.

Fonte: Processo de tombamento estadual

 

 

 

 

 

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI