Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO COSTA
   
Nome:
Foto atual da Biblioteca - site da Prefeitura Municipal
Foto atual da Biblioteca - site da Prefeitura Municipal
Portaria de tombamento 001/2013
Portaria de tombamento 001/2013
Foto de época: Revolução de 30
Foto de época: Revolução de 30
 
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO COSTA
Endereço:
Av. Borges de Medeiros nº 11
Cidade
SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA
Proprietário Atual:
Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha
Portaria:
001/2013
Número do Processo:
001944-1100/12-1
Número de inscriçao do Livro Tombo:
119
Data de inscrição no Livro Tombo:
06/12/2013
Data de Publicação em D.O.
04/01/2013
Observações:

Conforme a documentação que consta no processo de tombamento, o imóvel foi construído “por volta de 1865 por José Ferreira Xavier da Luz”, tendo sido adquirido em 1925 para se tornar sede da Intendência Municipal. Teria sido “um símbolo da revolução de 1930”, que levou Getúlio Vargas à Presidência do país. Em 1993 passou a abrigar a Biblioteca Pública Municipal, e sofreu novas intervenções, concluídas em 2006.  O prédio onde está instalada a Biblioteca Pública apresenta tipologia de fins do século XIX, com algumas características do período colonial – como as esquadrias (verga reta, caixilharia e postigos) – e elementos do ecletismo presentes na fachada principal - platibanda, elementos decorativos. Na foto dos revolucionários da década de 30 (do século XX) tirada em frente à então Intendência Municipal, podemos observar que a fachada do prédio está preservada. A edificação passou por muitas adaptações de uso, e na última reciclagem, concluída em 2006, houve alterações internas, com a substituição de seus elementos originais.

Externamente, mantém suas características principais preservadas, como: platibanda, esquadrias - caixilharia e postigos – frisos, molduras e demais elementos decorativos, conforme fotos que integram o processo. No acesso principal, há um revestimento de ladrilho hidráulico no piso.

No acesso lateral foi construída uma rampa para pessoas portadoras de deficiência, que conduz a uma entrada protegida por cobertura de vidro, com estrutura metálica.


Fonte: arquivos IPHAE.

 

 

 

 

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI