Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

PALACETE PAYSSANDU - Casa do escritor João Simões Lopes Neto
   
Nome:
Portaria de tombamento Palacete Pyssandu - Casa onde morou Simões Lopes Neto
Portaria de tombamento Palacete Pyssandu - Casa onde morou Simões Lopes Neto
 
PALACETE PAYSSANDU - Casa do escritor João Simões Lopes Neto
Endereço:
Rua Barão de Santa Tecla, 392
Cidade
PELOTAS
Proprietário Atual:
Particular
Portaria:
46/2012
Número do Processo:
002388-1100/11-0
Número de inscriçao do Livro Tombo:
114
Data de inscrição no Livro Tombo:
06/12/2013
Data de Publicação em D.O.
03/09/2012
Observações:

LINK PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO ESTADUAL

O Palacete Payssandu é uma das casas em que viveu o escritor pelotense João Simões Lopes Neto. Sob o aspecto arquitetônico, o palacete se destaca pela originalidade da frontaria, em estilo eclético com tendência neomourisca, presente em componentes e elementos decorativos. O palacete segue o gosto da arquitetura vigente no país na segunda metade do século XIX, cujas características podem ser observadas, como a implantação afastada dos limites do lote e a introdução do jardim frontal.

João Simões Lopes Neto - 1865/1916 - nasceu e viveu em Pelotas. Escritor e jornalista, tornou-se um ícone da literatura regionalista rio-grandense, tendo suas obras publicadas e amplamente divulgadas após sua morte. Membro de uma abastada família de charqueadores, morreu na pobreza, devido a empreendimentos mal sucedidos.

Simões Lopes Neto passou a residir no casarão da Rua Payssandu, atual Rua Barão de Santa Tecla, no início da década de 1880.  O imóvel era de propriedade de seu pai, Catão Bonifácio Simões Lopes, que mudou-se da casa após o casamento do filho, em 1892, deixando-a de presente para o casal.  Ali Simões Lopes Neto escreveu grande parte de sua obra. Em 1897 vendeu o imóvel, após quase duas décadas morando no local, transferindo-se para a casa à atual Rua Dom Pedro II, que hoje é a sede do Instituto João Simões Lopes Neto.

Fonte: arquivos IPHAE.

 

 

 

 

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI