Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

CAPELA POSITIVISTA DE PORTO ALEGRE
   
Nome:
Altar com busto de Comte e representação da Humanidade
Altar com busto de Comte e representação da Humanidade
Capela Positivista em 2013
Capela Positivista em 2013
Portaria de entorno Capela Positivista
Portaria de entorno Capela Positivista
Portaria de Tombamento Capela Positivista
Portaria de Tombamento Capela Positivista
Templo da Humanidade do Rio de Janeiro
Templo da Humanidade do Rio de Janeiro
Capela Positivista em 2008
Capela Positivista em 2008
 
CAPELA POSITIVISTA DE PORTO ALEGRE
Endereço:
Av. João Pessoa, 1058
Cidade
PORTO ALEGRE
Proprietário Atual:
Igreja Positivista do Brasil - IPB
Portaria:
13/2012
Número do Processo:
955-1100/08-0
Número de inscriçao do Livro Tombo:
110
Data de inscrição no Livro Tombo:
14/12/2012
Data de Publicação em D.O.
13/03/2012
Observações:

LINK PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO ESTADUAL

LINK PARA O PROCESSO DE DELIMITAÇÃO DE ENTORNO

A Capela Positivista de Porto Alegre é representativa de um movimento filosófico e político importante no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, governado durante mais de trinta anos por políticos influenciados pela doutrina positivista de Augusto Comte. Esta divide-se em várias vertentes, destacando-se em nosso estado o aspecto ideológico e o religioso. O projeto da capela de Porto Alegre foi baseado no Templo da Humanidade construído no Rio de Janeiro em 1897, que por sua vez baseou-se no templo idealizado por Comte no Catecismo Positivista, em escala menor, utilizando como referencial arquitetônico a imagem exterior do Panthéon de Paris, um exemplar representativo da arquitetura neoclássica francesa. A Capela Positivista de Porto Alegre é uma miniatura do templo comtiano, utilizando os elementos materiais que caracterizam a Religião da Humanidade, como a fachada clássica, os quadros e esculturas de personalidades importantes para o movimento, o calendário de treze meses, as inscrições com os lemas do positivismo, o altar com o busto de Comte e a alegoria da humanidade representada pela figura de Clotilde de Vaux, a musa inspiradora de Comte.

O templo foi idealizado e construído por um grupo de positivistas gaúchos liderados por Carlos Torres Gonçalves, para difundir os ensinamentos do Mestre, Augusto Comte. Era destinado a abrigar suas publicações, a propaganda e o culto da religião da humanidade. A partir de uma campanha financeira para sua construção, em 1912 foi lançada a pedra fundamental da capela, que só pôde ser inaugurada em 1928. A edificação sofreu poucas alterações desde sua conclusão.

É um prédio de alvenaria com dois pavimentos e planta retangular, fachada de inspiração clássica e ampla escadaria de acesso, localizada próxima ao Parque Farroupilha e ao centro de Porto Alegre. No friso de entablamento da fachada, a inscrição positivista o amor por princípio, a ordem por base; o progresso por fim; em cada um dos treze degraus da escadaria há um lema do movimento. O salão para os cultos situa-se no pavimento superior, com pé direito de 7 metros e um mezanino de madeira acima da porta principal. Nos dois lados do altar, em lugar das capelas previstas por Comte, existem placas de madeira com as imagens dos heróis do positivismo que representam os treze meses do seu calendário, como Dante, Gutemberg, Shakespeare, Descartes e Aristóteles. No pavimento inferior, embaixo do salão principal, com pé-direito baixo, há salas com mobiliário original de época.

No Brasil, a Capela de Porto Alegre e o Templo da Humanidade do Rio de Janeiro, tombado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural/RJ) em 1978, são as únicas edificações projetadas específicamente como templos positivistas.

Dois outros prédios relacionados ao positivismo localizam-se em Paris, a “cidade sagrada” dos adeptos de Comte. Um deles é a casa onde viveu e morreu o filósofo (rue Monsieur le Prince, n°10), atualmente funcionando como museu, e a casa onde teria residido Clotilde de Vaux, (rue Payenne, n°5). Este prédio pertence aos positivistas brasileiros, que adquiriram o imóvel em 1903, alteraram a fachada e criaram em seu interior uma Capela da Humanidade em miniatura. Construído em 1642 pelo arquiteto François Mansart, foi tombado em 1982 pelo Ministério da Cultura francês.

A capela de Porto Alegre é mantida pelo grupo de positivistas denominado Igreja Positivista do RS.

Fontes:

Processo de tombamento estadual

Tese de doutorado de Paulo Ricardo Pezat - capítulo 8: Torres Gonçalves, a Capela Positivista de Porto Alegre e outros templos da Religião da Humanidade – UFRGS/2003.

 Portaria de Entorno N° 73/2013 - disponível em Download ou em

http://www.iphae.rs.gov.br/modGerArquivos/ModGerArquivosDownloadOpen.php?OID=65501&NOME=P.Alegre_Port.73_13_entorno_Capela_Positivista_DO_15.10.13p.166.pdf


 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI