Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

CASTELO SIMÕES LOPES
   
Nome:
Castelo Simões Lopes
Castelo Simões Lopes
Portaria de tombamento
Portaria de tombamento
 
CASTELO SIMÕES LOPES
Endereço:
Av. Brasil, 824
Cidade
PELOTAS
Proprietário Atual:
Prefeitura Municipal de Pelotas
Portaria:
12/2012
Número do Processo:
1970-1100/11-8
Número de inscriçao do Livro Tombo:
109
Data de inscrição no Livro Tombo:
20/07/2012
Data de Publicação em D.O.
09/03/2012
Observações:

LINK PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO ESTADUAL

Iniciada em 1920 e concluída em 1923, a edificação foi construída por Augusto Simões Lopes (1880-1941), cidadão pelotense e filho do charqueador João Simões Lopes Filho, o Visconde da Graça. Augusto Simões Lopes destacou-se como homem público, ocupando os cargos de intendente de Pelotas por dois mandatos, de deputado federal, senador e vice-presidente do senado. Fotos de época testemunham que o castelo foi palco de grande atividade política e social. O castelo pertenceu à família do escritor pelotense Simões Lopes Neto, ícone da literatura sul-rio-grandense.

A edificação, construída no centro do terreno, apresenta torres, ameias e terraços, lembrando os antigos castelos medievais. Conforme relato de descendentes, o projeto e a construção foram do arquiteto alemão Fernando Rullmann, mas o proprietário fez inúmeras alterações no decorrer das obras. A estrutura é de cimento armado, uma novidade para a época, e as paredes são em alvenaria de tijolos.

A edificação possui dois pavimentos e porão habitável, que era destinado a adega de vinhos e acomodações para empregados. No térreo havia espaços de convívio e dormitórios, e no pavimento superior encontravam-se os demais dormitórios, banheiros e escritório, com acesso a amplos terraços.

O Castelo Simões Lopes teria sido a primeira casa a ter calefação em pelotas, com uma fornalha a carvão e lenha localizada no porão e radiadores em todas as peças.

Uma intervenção urbana significativa para Pelotas foi a criação do bairro Simões Lopes, em 1914, quando a cidade ultrapassou os limites da ferrovia. O traçado regular característico da cidade foi mantido, destacando-se a chamada “cidade nova”, vila operária construída em frente à estação férrea, o campo do “Grêmio Esportivo Brasil”, fundado por Augusto Simões Lopes, duas praças públicas e sua residência. O castelo foi a primeira edificação de grande porte construída no bairro, destacando-se ainda hoje na malha urbana.

A propriedade foi adquirida pela prefeitura municipal de Pelotas em 1990.

 

Fonte: processo de tombamento e arquivos IPHAE

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI