Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

MATADOURO SÃO GERALDO
   
Nome:
Foto 2003
Foto 2003
perspectiva
perspectiva
Portaria de Tombamento Matadouro São Geraldo
Portaria de Tombamento Matadouro São Geraldo
 
MATADOURO SÃO GERALDO
Endereço:
Rua São Geraldo,51
Cidade
GUAÍBA
Proprietário Atual:
Particular
Portaria:
15/2012
Número do Processo:
1499-1100/09-3
Número de inscriçao do Livro Tombo:
111
Data de inscrição no Livro Tombo:
14/12/2012
Data de Publicação em D.O.
03/04/2012
Observações:

LINK PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO ESTADUAL

A construção do Matadouro São Geraldo remonta à década de 1920, e está associada ao apogeu da indústria do charque no Rio Grande do Sul, constituindo o primeiro grande empreendimento no ramo com capital exclusivamente nacional. O antigo matadouro constitui um testemunho de um período de expansão industrial do estado.

O município de Guaíba é oficialmente novo, tendo sido criado em 1926, quando o 9º distrito de Pedras Brancas foi emancipado de Porto Alegre. Contudo, a história da região remonta ao início da povoação portuguesa, que ocorreu no final do século XVIII.  A região era ponto de parada para o gado transportado pelos tropeiros, sendo produtora de charque e carne fresca. No início do século XX, com o aumento da demanda, tornou-se necessária a instalação de matadouros no local, e em 1905 foi fundado o matadouro municipal. Após o encerramento de suas atividades, em 1916, os irmãos Linck adquirem uma área de 12 hectares no bairro Ermo. Assim, em 1926, ano da emancipação de Guaíba, inicia-se a obra do Matadouro São Geraldo. O projeto foi realizado provavelmente pelo arquiteto Christiano de la Paix Gelbert, que era funcionário da prefeitura de Porto Alegre, e o prédio foi concluído em 1927. Com maquinaria originária da Europa, era um dos estabelecimentos mais modernos do estado.

No matadouro produziam-se charque, salame, lingüiça, graxa para uso doméstico, sebo para as fábricas de sabão, chifres, cascos e cabelos para as fábricas de pentes e pincéis, materiais eram extraídos de suínos, ovinos e bovinos. Além das atividades econômicas acima, no local também existia uma fábrica de adubos. O matadouro tornou-se um dos maiores do ramo e um dos mais importantes do estado, representando um período de prosperidade, diretamente relacionado com uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Sul.

Fechado em 1972, permanece desocupado até hoje, o que causou a deterioração progressiva da edificação. Foi tombado pela prefeitura de Guaíba em 1999.

Em relação ao estilo arquitetônico, a construção sólida e sóbria, com pequenos frontões repetidos, difere das demais edificações de tipologia industrial do estado. Foram utilizadas “pedras de granito e aço forjado para as fundações e paredes até aproximadamente 2,00m (dois metros) de altura, com fechamentos de tijolos de barro”, conforme a proposta de tombamento municipal. O complexo encontra-se atualmente inserido na estrutura urbana de Guaíba. Foram tombadas todas as construções remanescentes do antigo matadouro ainda existentes.

Fonte: Processo de tombamento estadual

 

 

 

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI