Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

FAZENDA DO ITU
   
Nome:
Casa e busto
Casa e busto
Portaria de Tombamento Fazenda do Itu
Portaria de Tombamento Fazenda do Itu
 
FAZENDA DO ITU
Endereço:
RS 176 - KM 22
Cidade
ITAQUI
Proprietário Atual:
Particular
Portaria:
023/2012/SEDAC
Número do Processo:
2071-1100/06-8
Número de inscriçao do Livro Tombo:
112
Data de inscrição no Livro Tombo:
06/12/2013
Data de Publicação em D.O.
08/05/2012
Observações:

A Fazenda do Itu é conhecida por ter sido o “refúgio” do presidente Getúlio Vargas, que governou o Brasil entre os anos de 1930/1945 e 1951/1954. Durante os períodos em que o presidente esteve na fazenda, esta se tornou um centro de referência da política nacional, onde decisões importantes eram tomadas e onde foi articulada a volta de Getúlio Vargas ao poder. 

A fazenda contava inicialmente com cerca de 11.000 hectares, dos quais uma parte, onde se encontra a sede da fazenda, passou aos atuais proprietários.  O prédio ainda possui características originais, como parte de sua compartimentação, pisos, forros e detalhes de esquadrias. Durante o período em que pertenceu ao filho Lutero Vargas, foram construídos o frigorífico e o depósito. Sobre a estrutura do prédio das cocheiras foi construída uma nova edificação para eventos e hospedagem de visitantes, atualmente denominado dormitório. São edificações em alvenaria de tijolos argamassados com cobertura de zinco.  

Além das edificações da fazenda, está tombado também o monumento com o busto de Getúlio Vargas e, nos limites da cerca existente, os muros que circundam parcialmente a casa, as árvores plantadas pelo Presidente Vargas, estruturas do antigo reservatório de água, o pomar, a vegetação nativa e demais elementos que constituem a ambiência do local.

Fonte: Processo de tombamento estadual

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI