Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ARTES JOSÉ PINTO BICCA DE MEDEIROS
   
Nome:
Quatro antigas residências - Praça Getúlio Vargas
Quatro antigas residências - Praça Getúlio Vargas
Prédio do MAARA
Prédio do MAARA
Fachada Principal
Fachada Principal
Portaria de tombamento 024/2010
Portaria de tombamento 024/2010
 
MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ARTES JOSÉ PINTO BICCA DE MEDEIROS
Endereço:
Praça Getúlio Vargas, 158
Cidade
ALEGRETE
Proprietário Atual:
Fundação Educacional de Alegrete
Portaria:
024/2010
Número do Processo:
000657-1100/10-3
Data de Publicação em D.O.
19/10/2010
Observações:

LINK PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO ESTADUAL

Segundo a pesquisa histórica que integra o processo de tombamento municipal, o prédio foi construído em 1890 por Pérsio de Sá Brito, com finalidade residencial. Depois de passar por dois proprietários, em 1913 tornou-se propriedade de Amadeu Bicca de Medeiros, e em 1952 passou por herança a seu filho José Pinto de Medeiros. Em 1981 o imóvel foi doado à FAE – Fundação Educacional de Alegrete. Em 1985 ocorreu a inauguração do Museu de Artes José Pinto Bicca de Medeiros, que passou a funcionar no prédio. Em 2001 a instituição passou a denominar-se Museu de Arqueologia e Artes José Pinto Bicca de Medeiros, quando o NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica - passou a integrar a instituição.

O atual Museu de Arqueologia e Artes de Alegrete faz parte de um conjunto de quatro antigas residências localizado na face sul da Praça Getúlio Vargas, todas construídas no alinhamento predial, das quais apenas uma ainda hoje possui função residencial. Trata-se de edificações representativas do ecletismo, a linguagem arquitetônica que predominou no país na segunda metade do século 19 e início do século 20.

Construído no alinhamento predial, em esquina, o prédio possui uma parte original com paredes mais espessas e características construtivas diferenciadas; a área ampliada estende-se para os fundos do terreno, separando-se da construção original por um pátio interno. A edificação possui planta retangular, pavimento térreo com porão alto e uma espécie de camarinha no eixo de simetria, com duas aberturas frontais e cobertura em duas águas com telhas francesas. A fachada principal é voltada para a praça, com acesso em posição central,  janelas rasgadas com balcão e guarda-corpo em ferro trabalhado. Observando-se a fachada lateral do MAARA, verifica-se que a parte posterior da edificação diferencia-se da parte anterior pelo tipo e acabamento das aberturas.

Fontes: Processo de tombamento IPHAE

 

 

 

 

 

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI