Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

BENS MÓVEIS DO CASTELO DE PEDRAS ALTAS
   
Nome:
Mobiliário de uma das salas do térreo
Mobiliário de uma das salas do térreo
Biblioteca do Castelo
Biblioteca do Castelo
Mobiliário da biblioteca
Mobiliário da biblioteca
Portaria de Tombamento
Portaria de Tombamento
 
BENS MÓVEIS DO CASTELO DE PEDRAS ALTAS
Endereço:
Castelo de Pedras Altas - Granja de Pedras Altas
Cidade
PEDRAS ALTAS
Proprietário Atual:
Particular
Portaria:
24/2009
Número do Processo:
1115-1100-SEDAC-99.9
Data de Publicação em D.O.
02/12/2009
Observações:

O tombamento dos bens móveis do Castelo inclui uma extensa lista de mobiliário, adornos, esculturas, lustres, louças, pratarias, quadros, tapetes, livros e documentos, entre outros objetos que pertenceram ao líder político Joaquim Francisco de Assis Brasil . O Castelo de Pedras Altas, construído por Assis Brasil e inaugurado em 1912, possui 44 cômodos, com dois andares principais, subsolo e torres. Os espaços contêm mobiliário e objetos de época, trazidos por Assis Brasil principalmente de Lisboa, Paris, Washington e Buenos Aires, locais em que viveu com a família quando exercia atividade diplomática.

Em 1923 foi assinado no castelo o Pacto de Pedras Altas, que pôs fim à Revolução de 1923. A Granja de Pedras Altas, que além do castelo inclui edificações rurais e áreas abertas como jardins e potreiros, já possui tombamento estadual, por razões históricas, desde 1999. A proteção estadual aos bens móveis existentes no castelo é uma complementação ao tombamento da Granja.

Fonte: Processos de tombamento

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI