Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

HIDRÁULICA DE BAGÉ
   
Nome:
Hidráulica
Hidráulica
Hidráulica
Hidráulica
Hidráulica
Hidráulica
Jornal de 1922
Jornal de 1922
Portaria de tombamento 11/2008
Portaria de tombamento 11/2008
 
HIDRÁULICA DE BAGÉ
Endereço:
Rua Narciso Suñe, esquina com Rua 87
Cidade
BAGÉ
Proprietário Atual:
Prefeitura Municipal de Bagé
Portaria:
11/2008 de 10/06/08
Número do Processo:
000416-1100/08-5
Data de Publicação em D.O.
12/06/2008
Observações:

A Hidráulica Municipal de Bagé foi inaugurada em 26 de junho de 1913, após demorada tramitação. O primeiro pedido de concessão para uma empresa de abastecimento havia sido feito ainda no final do Império, em 1887. A Hidráulica e seus jardins formam um conjunto com grande apelo paisagístico, sendo um marco no contexto urbano da cidade de Bagé.   Trata-se de um parque composto pelo reservatório semi-enterrado, em pedra regular que compõe juntamente com o prédio do comando de registros uma única unidade. Ao seu lado, o prédio da antiga sala de operações, de arquitetura eclética utilitária de inicio do séc.xx, que apresenta refinamentos compositivos e decorativos, numa composição simétrica de proporções agradáveis à escala humana. Esta edificação possui ainda em excelente estado de conservação os tanques, tubulações e filtros, equipamentos utilizados na época, sendo também sede do laboratório. Emoldurando estas edificações aparece o jardim, que, como descreve Carlos Delfim, arquiteto paisagista do IPHAN, em parecer anexo a este processo, integra-se à edificação para a qual deve ter sido projetado, valorizando-a, e distribuindo a circulação pelo terreno de forma clara e racional. Este conjunto forma uma unidade paisagística integra, de boa qualidade, sem ter sofrido maiores descaracterizações ao longo dos anos. Historicamente o local foi ponto de passeio para a população da cidade. Este conjunto está ligado à herança de um passado do qual se torna testemunho material  e deve ser transmitido às gerações futuras.

Por essas razões, o processo de tombamento em nível estadual é um reconhecimento do IPHAE pelo valor do conjunto na sua instância paisagística, evitando o desaparecimento deste marco significativo no contexto urbano da importante cidade de Bagé.  

Fontes:

       Processo de tombamento

     Fagundes, Elizabeth Macedo de. Inventário Cultural de Bagé: Um Passeio pela História – Porto Alegre: Evangraf, 2005

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI