Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

CONJUNTO ARQUITETÔNICO DO CENTRO DIRETIVO E REITORIA DA EST
   
Nome:
Centro diretivo - Detalhe do frontão
Centro diretivo - Detalhe do frontão
Portaria de Tombamento 18/2007
Portaria de Tombamento 18/2007
Reitoria
Reitoria
 
CONJUNTO ARQUITETÔNICO DO CENTRO DIRETIVO E REITORIA DA EST
Endereço:
Rua Amadeo Rossi, 467 - Bairro Morro do Espelho
Cidade
SÃO LEOPOLDO
Proprietário Atual:
ISAEC - Instituição Sinodal de Assistência, Educ. e Cultura
Portaria:
18/2007 de 05.10.07
Número do Processo:
001599-1100/06-7
Número de inscriçao do Livro Tombo:
90
Data de inscrição no Livro Tombo:
23/12/2010
Data de Publicação em D.O.
10/10/2007
Observações:

Conjunto Arquitetônico do Centro Diretivo e Reitoria da Escola Superior de Teologia: Ligado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, o conjunto foi projetado pelo arquiteto Theo Wiederspahn em 1930 e teve sua construção iniciada no mesmo ano.

São dois prédios tombados dentro da área sinodal em São Leopoldo: o antigo Instituto Pré-Teológico, atual Centro Diretivo da Escola Superior de Teologia - EST, e a antiga residência do diretor, atual Reitoria. O primeiro abrigava salas de aula e internato, sendo hoje utilizado exclusivamente para aulas.  A obra de Theo Wiederspahn, arquiteto alemão radicado no Estado, de início caracteriza-se por formas decorativas profusas, derivadas do barroco, presentes em prédios historicistas como o Memorial do Rio Grande do Sul, antigo Correios e Telégrafos, em Porto Alegre. Os prédios da EST, projetados em uma fase posterior, caracterizam-se pela simplicidade formal, o que na Alemanha era denominado Neue Sachlichkeit ou “nova objetividade”, evidenciando a evolução ocorrida na obra de Wiederspahn, segundo o arq. Günter Weimer. Mesmo assim, ainda existem alguns elementos decorativos historicistas, como as colunas de inspiração clássica e os frontões da fachada principal.

Ambos os prédios são considerados testemunhos materiais da história da imigração alemã em São Leopoldo e no Rio Grande do Sul. Sobretudo a imigração de alemães luteranos, em um momento que a igreja destes se desvinculava da igreja-mãe alemã e procurava instituições próprias.

Em 1947 e 1957 o imóvel do Centro Diretivo sofreu ampliações e reformas. O prédio original e as intervenções posteriores fazem parte do tombamento.

Fontes: Processo de tombamento e arquivos IPHAE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI