Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

ANTIGO CINE TEATRO CAPITÓLIO
   
Nome:
Saguão
Saguão
Detalhe interno
Detalhe interno
Interior cinema
Interior cinema
Detalhe fachada
Detalhe fachada
Detalhe fachada
Detalhe fachada
Fachada
Fachada
 
ANTIGO CINE TEATRO CAPITÓLIO
Endereço:
Rua Demétrio Ribeiro, 1085
Cidade
PORTO ALEGRE
Proprietário Atual:
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Portaria:
33/06 de 28.12.2006
Número do Processo:
2698-1100/06-0
Data de Publicação em D.O.
29/12/2006
Observações:

Na década de 1920 surgiram nada menos que 10 novos cinemas em Porto Alegre, já que o cinema era uma importante opção de lazer e cultura para a população da cidade. Projetado e construído pelo engenheiro Domingos Rocco, o Cine Theatro Capitólio foi inaugurado em 12/10/1928. O proprietário era José Luiz Faillace. O prédio eclético, com fachadas e espaços internos ornamentados, possuía uma grande sala de projeção com capacidade para 1295 lugares e equipamentos avançados para a época. Além de filmes, o Cine Theatro Capitólio apresentava peças de teatro, bailes e até concursos de misses. Na década de 60 iniciou-se o processo de decadência dos cinemas de calçada, devido ao surgimento da televisão e outros fatores. Inúmeros cinemas tiveram de fechar suas portas devido à crise. Em 1969 o filho do fundador Faillace arrendou a casa ao Grupo Serrador, de São Paulo, e o prédio foi reformado. Houve alterações externas, como troca de letreiro, da posição da bilheteria, da cor externa e interna; internamente, houve a retirada das galerias laterais, colocação de painéis decorativos nas aberturas, ampliação da tela e outros. O cinema passou a chamar-se Premier. A casa foi fechada definitivamente em 1994, como conseqüência da crise que afetava os cinemas de rua.

A importância do Cine Teatro Capitólio para a cidade de Porto Alegre foi reconhecida já em 1979, quando o prédio foi incluído na listagem do 1º PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) como prédio de interesse cultural com vistas à preservação. Também foi incluído na revisão do Inventário dos Bens Culturais Imóveis do Município de Porto Alegre, em 1995. Neste ano a propriedade do Cinema Capitólio passou ao Município, e o prédio foi transformado em patrimônio municipal, através da Lei 365/95. Em 2002 ocorreu o tombamento municipal.

O pedido de tombamento foi feito ao IPHAE pela direção do IECINE – Instituto Estadual de Cinema em 2006. Após vistorias, relatórios fotográficos e analise do material existente, o IPHAE concluiu pelo tombamento estadual do bem cultural.

Fonte: processo de tombamento e arquivos IPHAE

 

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7588 - Email: iphae@sedac.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI