Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

ANTIGO CINE TEATRO CAPITÓLIO
   
Nome:
Saguão
Saguão
Detalhe interno
Detalhe interno
Interior cinema
Interior cinema
Detalhe fachada
Detalhe fachada
Detalhe fachada
Detalhe fachada
Fachada
Fachada
Portaria de tombamento
Portaria de tombamento
 
ANTIGO CINE TEATRO CAPITÓLIO
Endereço:
Rua Demétrio Ribeiro, 1085
Cidade
PORTO ALEGRE
Proprietário Atual:
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Portaria:
33/06 de 28.12.2006
Número do Processo:
2698-1100/06-0
Data de Publicação em D.O.
29/12/2006
Observações:

Na década de 1920 surgiram nada menos que 10 novos cinemas em Porto Alegre, já que o cinema era uma importante opção de lazer e cultura para a população da cidade. Projetado e construído pelo engenheiro Domingos Rocco, o Cine Theatro Capitólio foi inaugurado em 12/10/1928. O proprietário era José Luiz Faillace. O prédio eclético, com fachadas e espaços internos ornamentados, possuía uma grande sala de projeção com capacidade para 1295 lugares e equipamentos avançados para a época. Além de filmes, o Cine Theatro Capitólio apresentava peças de teatro, bailes e até concursos de misses. Na década de 60 iniciou-se o processo de decadência dos cinemas de calçada, devido ao surgimento da televisão e outros fatores. Inúmeros cinemas tiveram de fechar suas portas devido à crise. Em 1969 o filho do fundador Faillace arrendou a casa ao Grupo Serrador, de São Paulo, e o prédio foi reformado. Houve alterações externas, como troca de letreiro, da posição da bilheteria, da cor externa e interna; internamente, houve a retirada das galerias laterais, colocação de painéis decorativos nas aberturas, ampliação da tela e outros. O cinema passou a chamar-se Premier. A casa foi fechada definitivamente em 1994, como conseqüência da crise que afetava os cinemas de rua.

A importância do Cine Teatro Capitólio para a cidade de Porto Alegre foi reconhecida já em 1979, quando o prédio foi incluído na listagem do 1º PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) como prédio de interesse cultural com vistas à preservação. Também foi incluído na revisão do Inventário dos Bens Culturais Imóveis do Município de Porto Alegre, em 1995. Neste ano a propriedade do Cinema Capitólio passou ao Município, e o prédio foi transformado em patrimônio municipal, através da Lei 365/95. Em 2002 ocorreu o tombamento municipal.

O pedido de tombamento foi feito ao IPHAE pela direção do IECINE – Instituto Estadual de Cinema em 2006. Após vistorias, relatórios fotográficos e analise do material existente, o IPHAE concluiu pelo tombamento estadual do bem cultural.

Fonte: processo de tombamento e arquivos IPHAE

 

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI