Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

MATA ATLÂNTICA E SEUS ECOSSISTEMAS ASSOCIADOS
   
Nome:
Mata Atlântica
Mata Atlântica
 
MATA ATLÂNTICA E SEUS ECOSSISTEMAS ASSOCIADOS
Endereço:
Vários Municípios
Cidade
RS
Proprietário Atual:
Diversos
Portaria:
03/93 de 28.01.93
Número do Processo:
1192-0804-CODEC/90.5
Número de inscriçao do Livro Tombo:
05 - Livro Tombo Arqueol. Etnogr. Paisag
Data de inscrição no Livro Tombo:
23/09/1994
Observações:
O tombamento dos remanescentes da Mata Atlântica e Sistemas Associados é um instrumento que visa preservar e proteger as matas nativas ainda existentes no RS, garantindo a sobrevivência de espécies representativas da fauna e flora hoje ameaçadas de extinção.
O conjunto a ser tombado se reveste de excepcional valor geológico, geomorfológico, hidrológico, arqueológico e paisagístico e sua preservação é essencial para a melhoria da qualidade de vida da população gaúcha.
O tombamento da Mata Atlântica e Ecossistemas Associados reforça os aspectos legais da preservação de paisagens naturais, consolidando as iniciativas do Poder Público nas Reservas e Parques Estaduais. O reconhecimento do conjunto desses remanescentes como Reserva da Biosfera, pela UNESCO, a exemplo de outros estados brasileiros, possibilitará a captação de recursos financeiros visando o equacionamento de problemas e preservação ambiental.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA
A área tombada abrange uma superfície de 29.319 km², totalizando 10% do território gaúcho, correspondendo à Floresta Atlântica e seus Ecossistemas Associados: Floresta com araucária, florestas estacionais do Alto Uruguai e Encosta do Sul do Planalto, campos de altitude e vegetação de restinga.
A poligonal tombada pode ser verificada no edital de tombamento publicado no Diário Oficial do Estado, em 21.07.92, e disponível para consulta na sessão Downloads.
 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI