Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

PRÉDIO FORÇA E LUZ (MUSEU DA ELETRICIDADE)
   
Nome:
Foto 2008
Foto 2008
Fachada principal na Rua dos Andradas
Fachada principal na Rua dos Andradas
Portaria de tombamento
Portaria de tombamento
 
PRÉDIO FORÇA E LUZ (MUSEU DA ELETRICIDADE)
Endereço:
Rua dos Andradas, 1223
Cidade
PORTO ALEGRE
Proprietário Atual:
Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE
Portaria:
10/94 de 31.05.94
Número do Processo:
480-11.00-SEDAC-92-8
Número de inscriçao do Livro Tombo:
78 - Livro Tombo Histórico
Data de inscrição no Livro Tombo:
26/08/1994
Data de Publicação em D.O.
09/06/1994
Observações:

LINK PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO ESTADUAL

Concluído em 1928, o prédio possui características ecléticas, com uma fachada principal profusamente ornamentada, apresentando detalhes decorativos, esculturas, arcos, colunas e sacadas. Nele funcionava a Companhia Energia Elétrica Riograndense, mais tarde CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica).

A construção foi iniciada em 1926, sob a responsabilidade do Eng. Adolfo Stern. Objetivava a ampliação das dependências do famoso Clube dos Caçadores, ponto de encontro obrigatório de políticos e intelectuais, que tinha entrada pela Rua Andrade Neves. Em 1929 foi alugado para a empresa norte-americana Foreign Light and Power, que explorava a produção e distribuição de energia elétrica. Em 1959 houve a encampação da companhia americana. Em torno do ano de 1964 o prédio, que era do Jockey Club do Rio Grande do Sul, foi desapropriado para tornar-se propriedade da Companhiua Estadual de Energia Elétrica.

Foi tombado pelo Estado em 1984. Nesta época abrigava o MERGS - Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul, bem como uma loja comercial da CEEE no pavimento térreo.

Em 2002 o prédio foi restaurado e adaptado para seu novo uso como centro cultural, conservando as características originais que o caracterizam.

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo é o resultado de um esforço conjunto entre a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), a ALEV, Associação Cultural Acervo Literário de Erico Verissimo e a PUCRS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
No local, além do acervo de Erico Verissimo, o público tem acesso às obras de outros autores.
O Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul, órgão cultural da CEEE, também possui espaço nobre no Centro Cultural.

Fontes: Livro Tombo e Arquivo IPHAE

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI