Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

PRAÇA DA ALFÂNDEGA E ENTORNO
   
Nome:
Foto Atual
Foto Atual
Portaria de tombamento
Portaria de tombamento
Foto Antiga
Foto Antiga
MARGS, Memorial, Santander, Alfândega e SEFAZ
MARGS, Memorial, Santander, Alfândega e SEFAZ
 
PRAÇA DA ALFÂNDEGA E ENTORNO
Endereço:
Centro
Cidade
PORTO ALEGRE
Proprietário Atual:
Governo do Estado do RS e Ministério da Fazenda
Portaria:
06/87 de 10.03.87
Número do Processo:
10.382-19.00-SEC/87
Número de inscriçao do Livro Tombo:
58 - Livro Tombo Histórico
Data de inscrição no Livro Tombo:
21/12/1992
Data de Publicação em D.O.
17/03/1987
Observações:

LINK PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO ESTADUAL E ENTORNO

O tombamento estadual compreende a Praça da Alfândega (antiga praça Senador Florêncio), o Largo dos Medeiros, o prédio da Antiga Alfândega (Secretaria da Receita Federal), e o prédio da Secretaria da Fazenda (que inclui a Antiga SDO - Secretaria de Desenvolvimento e Obras).
Na época em que o rio tangenciava a praça, em 1804, o Governador Paulo Gama solicitou que se erguesse uma "ponte sobre o rio, com cais e trapiche para o desembarque de gêneros e serventia pública". O local chamava-se Praça da Quitanda. O primeiro prédio da Alfândega foi construído em 1820. Em 1883 a praça passou a ser denominada Senador Florêncio.
Já no início do século 20, foi aterrada uma faixa de 100 metros para a construção do cais do porto, afastando a praça do rio.
Os prédios da Delegacia Fiscal, Alfândega, Correios e Telégrafos e hotéis formavam um conjunto de atividades que demonstram com clareza que ali era a porta de entrada da cidade. O local costumava ser ponto de encontro da população, onde podiam desfrutar de cinema, teatros, mesas e sombra para  conversas, reunião de artistas, intelectuais e políticos.

Fonte: Livro Tombo.
 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI