Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

MUSEU DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
   
Nome:
Detalhe da fachada Andradas
Detalhe da fachada Andradas
Escultura representando a imprensa
Escultura representando a imprensa
Portaria e tombamento
Portaria e tombamento
Vista geral do Museu: Rua dos Andradas esquina Rua Caldas Júnior
Vista geral do Museu: Rua dos Andradas esquina Rua Caldas Júnior
Vista da Rua Caldas Júnior
Vista da Rua Caldas Júnior
 
MUSEU DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Endereço:
Andradas, 959/963
Cidade
PORTO ALEGRE
Proprietário Atual:
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Portaria:
06/82 de 23.07.82 - ratif. 17/86 de 26.11.86
Número do Processo:
01.222-25.00-SCDT-82
Número de inscriçao do Livro Tombo:
08 - Livro Tombo Histórico
Data de inscrição no Livro Tombo:
28/07/1982
Data de Publicação em D.O.
12/02/1987
Observações:

LINK PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO ESTADUAL

O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa está sediado em uma edificação histórica no centro de Porto Alegre, que abriga também espaços da CORAG – Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas. O imóvel compõe-se de duas edificações interligadas, formando um conjunto heterogêneo. Em razão da diferença de níveis, existem ligações internas por passagens e escadas. A Edificação 01 situa-se na Rua dos Andradas, esquina com Rua Caldas Júnior. É uma construção eclética com quatro pavimentos, que abriga áreas de exposição, auditório, reservas técnicas divididas por temas e salas administrativas do Museu. Uma das salas do térreo é ocupada pela Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas - CORAG. A Edificação 02 fica na Rua Caldas Júnior. Prédio modernista com quatro pavimentos, abriga salas reservadas à CORAG no térreo, além de espaços para exposição de máquinas antigas e o setor de arquivo de periódicos do Museu, com acesso pela Rua Caldas Júnior.

A edificação mais antiga foi construída em 1922 para abrigar o jornal “A Federação”, criado em 1884, órgão oficial do PRR - Partido Republicano Rio-grandense. O jornal expressava o ideário da filosofia positivista no estado, sob o lema “Ordem e Progresso”. O projeto do prédio foi executado pelo engenheiro da Secretaria de Obras Públicas Theóphilo Borges de Barros, responsável também pelas obras de ampliação da Biblioteca Pública do Estado e pelo projeto da Secretaria da Fazenda. Como era comum nas edificações da época, possui fachadas ecléticas com elementos do neoclassicismo. No alto do frontão da fachada principal destaca-se uma figura feminina empunhando archote na mão direita, alegoria que simboliza a imprensa, executada pelo escultor italiano Luiz Sanguin. Em 1947 o prédio teria sido destruído parcialmente por um incêndio, sendo reconstruído e ampliado nos fundos, junto à Rua Caldas Júnior.

A extinção do jornal ocorreu em 1937, com o Estado Novo, no governo de Getulio Vargas. Em 1938, o jornal do Estado - misto de diário oficial e órgão noticioso – ficou sediado no prédio. Este jornal transformou-se no atual Diário Oficial, sendo mais tarde incorporado pela CORAG, que ainda ocupa algumas salas do prédio.

O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa foi criado em 1974, com a função de guardar, preservar e divulgar a memória dos meios de comunicação do Rio Grande do Sul. Nele se encontram arquivo de periódicos, fotografias, vídeos, filmes e discos. O nome do museu é uma homenagem ao patrono da imprensa brasileira, fundador do primeiro jornal brasileiro, o “Correio Braziliense”, criado em 1808.

Fontes: Arquivos IPHAE e Site do Museu de Comunicação Social

 

 

 

 

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI