Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

MUSEU DA BRIGADA MILITAR
   
Nome:
Museu da Brigada Militar
Museu da Brigada Militar
Museu da Brigada Militar
Museu da Brigada Militar
Portaria de tombamento Museu BM
Portaria de tombamento Museu BM
Portaria entorno Museu BM
Portaria entorno Museu BM
 
MUSEU DA BRIGADA MILITAR
Endereço:
Cel. Aparício Borges, 2001
Cidade
PORTO ALEGRE
Proprietário Atual:
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Portaria:
17/90 de 10.11.90
Número do Processo:
1450-08.04CODEC/90-7
Número de inscriçao do Livro Tombo:
64 - Livro Tombo Histórico
Data de inscrição no Livro Tombo:
21/12/1992
Data de Publicação em D.O.
05/12/1990
Observações:

LINK PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO ESTADUAL

LINK PARA O PROCESSO DE DELIMITAÇÃO DE ENTORNO

O prédio tombado do Museu da Brigada Militar foi inaugurado em 1910, com o objetivo de servir como Linha de Tiro da Brigada, isto é, como local de treinamento para o manuseio de armas de fogo. É constituído pelo prédio propriamente dito, por um alpendre nos fundos, ligado a áreas descobertas e  cercadas por muros, onde ainda hoje desenvolvem-se treinamentos de tiro ao alvo. A antiga edificação possui paredes de alvenaria e coberturas de telha francesa, janelas de madeira com caixilhos de vidro e bandeira fixa. As fachadas são ecléticas, apresentando elementos decorativos como ameias e torreões.

No da 14 de outubro de 1985, o Decreto Estadual 32.030, assinado pelo então Governador Jair Soares, institucionalizou a criação do Museu da Brigada Militar, idealizado em 1947 pelo então tenente Hélio Moro Mariante, para preservar a história e guardar a memória da Brigada Militar gaúcha.

Em 13 de março de 1987 o Museu da Brigada foi oficialmente instalado no prédio da Linha de Tiro, localizado junto à Academia de Polícia Militar, no bairro Partenon, em Porto Alegre.

O imóvel foi tombado por ato governamental como patrimônio histórico do RS em 1990. A biblioteca do Museu é constituída pela coleção completa das Revistas do Globo, com 1.100 edições impressas no período compreendido entre 1929 e 1967 e seu arquivo acolhe os livros manuscritos de detalhes e assentamentos de oficiais e praças da Brigada Militar (1866 a 1957), Boletins Gerais e documentos dos séculos XIX e XX. Integrado ao Sistema Estadual de Museus - SEM, mantém estreito contato com outros museus, além de apoiar as atividades de pesquisa, realizar palestras e exposições externas, inclusive no interior do Estado, com o intuito de divulgar a história da Brigada Militar.

Atualmente o prédio encontra-se desocupado, necessitando de restauração; o alpendre e as linhas de tiro muradas ainda encontram-se em funcionamento para os exercícios de tiro; o acervo foi transferido provisoriamente para o prédio do QG da Brigada, na rua dos Andradas.

 Fonte: Arquivo IPHAE

 

 

 

 

 

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI