Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

GRANJA DE PEDRAS ALTAS
   
Nome:
Pedras Altas
Pedras Altas
Castelo
Castelo
Edificações da granja
Edificações da granja
Pavimentação
Pavimentação
Portaria de Tombamento
Portaria de Tombamento
vista geral
vista geral
Jardim
Jardim
 
GRANJA DE PEDRAS ALTAS
Endereço:
Vila de Pedras Altas - Zona Rural
Cidade
PEDRAS ALTAS
Proprietário Atual:
Particular
Portaria:
11/99 de 14.09.99
Número do Processo:
00.121-11.00-94.1
Número de inscriçao do Livro Tombo:
84 - Livro Tombo Histórico
Data de inscrição no Livro Tombo:
11/10/1999
Data de Publicação em D.O.
24/09/1999
Observações:
   A Granja de Pedras Altas foi o grande projeto pessoal de Joaquim Francisco de Assis Brasil, político, diplomata, produtor rural e intelectual gaúcho. Pretendia provar que um pequeno pedaço de terra poderia ser tão produtivo quanto uma grande propriedade, se fossem usadas técnicas modernas e racionais. Para desfazer o mito da rusticidade da vida no campo, construiu uma moradia confortável, em forma de castelo medieval,  inaugurada em 1912, onde instalou uma grande biblioteca com obras raras e diversificadas. O castelo foi um marco histórico da Revolução de 1923, da qual Assis Brasil foi o chefe civil, e sediou a assinatura do Pacto de Pedras Altas, pondo fim à Revolução.
    Além das razões históricas para o tombamento, a granja modelo de Pedras Altas é um exemplo no uso de técnicas pioneiras no sistema construtivo e na infraestrutura dos prédios, como iluminação a gás, captação e águas pluviais para abastecimento, preocupação com conforto térmico. Em termos paisagísticos, salientam-se a implantação do conjunto e sua riqueza plástica, incluindo-se o castelo, as edificações e instalações rurais, potreiros, acessos, jardins e alamedas.

    Fonte: Livro Tombo
 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI