Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

CASARÃO DOS VERONESE
   
Nome:
2017 - casarão em restauração
2017 - casarão em restauração
Fachada em ruínas
Fachada em ruínas
Portaria de tombamento
Portaria de tombamento
 
CASARÃO DOS VERONESE
Endereço:
Área Rural, Distrito de Otávio Rocha
Cidade
FLORES DA CUNHA
Proprietário Atual:
Prefeitura Municipal de Flores da Cunha
Portaria:
44/86 em 27.11.86
Número do Processo:
34.010-19.00/86
Número de inscriçao do Livro Tombo:
41 - Livro Tombo Histórico
Data de inscrição no Livro Tombo:
23/12/1986
Data de Publicação em D.O.
23/12/1986
Observações:
Construído em 1898 pelo imigrante italiano Felice Veronese, no distrito de Otávio Rocha, na zona rural do município de Flores da Cunha, o Casarão é um representante típico da arquitetura da imigração italiana, que iniciou oficialmente no Estado em 1875. As paredes externas, de pedra aparente, foram construídas em basalto talhado regular e irregular com assentamento em barro e as paredes internas são de alvenaria de tijolos, assentados com terra, areia e cal. Apresentando planta retangular e telhado de duas águas, possui dois pavimentos e sótão. Os entrepisos de madeira são constituídos por barroteamento e assoalho de tábuas.
Felice Veronese chegou ao Brasil em 1882, vindo do norte da Itália, tornando-se o maior produtor de vinho da região. Ao constituir família, começou a construir o casarão, que abrigou também uma cantina doméstica para produção de vinhos e uma pequena fábrica de pólvora, criada pelos filhos de Felice.
O Casarão foi vendido à família Schio, que por sua vez o repassou à família Gallioto. Atualmente pertence à Prefeitura Municipal de Flores da Cunha.
A iniciativa do tombamento partiu da comunidade. O argumento mais relevante foi ser o prédio um importante exemplar da arquitetura em pedra, característica das regiões de colonização italiana.
Desocupada por muito tempo, o telhado havia caído e a edificação estava bastante deteriorada. Foi recuperada entre 2015 e 2017, com recursos da LIC - Lei Estadual de Incentivo à Cultura - e da Prefeitura Municipal, apresentando nova cobertura em estrutura metálica, devendo ser utilizada em atividades culturais.

Fontes: Livro Tombo e arquivos IPHAE
 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI