Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

CASTELINHO
   
Nome:
Castelinho
Castelinho
Castelinho
Castelinho
Castelinho
Castelinho
Castelinho
Castelinho
Portaria de tombamento 04/91 - Castelinho
Portaria de tombamento 04/91 - Castelinho
 
CASTELINHO
Endereço:
Praça da Bandeira, s/n°
Cidade
ERECHIM
Proprietário Atual:
Município de Erechim
Portaria:
04/91 em 07.03.91
Número do Processo:
00.228-11.00/91-4
Número de inscriçao do Livro Tombo:
66 - Livro Tombo Histórico
Data de inscrição no Livro Tombo:
21/12/1992
Data de Publicação em D.O.
18/03/1991
Observações:

O prédio conhecido como Castelinho, a antiga Sede da Comissão de Terras do Estado, é a mais antiga construção de madeira de Erechim ainda existente. Localizado na área central da cidade, constitui um importante testemunho da política imigratória implementada no Governo Borges de Medeiros no início do século XX. Em 1915 deu-se o início da construção do prédio, em madeira beneficiada. A obra foi contratada por Guilherme Franzmann e o construtor foi Germano Müssig. Em 20.04.1916 foi instalada no prédio a Comissão de Terras, com a finalidade de demarcação e venda de lotes rurais e urbanos, instalação de núcleos agrícolas e urbanos, assentamento de imigrantes europeus como agricultores nas novas colônias, abertura de estradas coloniais.

O prédio compreende três pavimentos, estando o primeiro pavimento abaixo do nível da rua. Possui estrutura, pisos, forros e paredes de madeira, com as peças de vedação colocadas no sentido vertical. Os lambrequins, elementos decorativos de madeira de acabamento nos beirais, apresentam desenho requintado. O casarão tornou-se um documento representativo da inserção do imigrante na região, daí seu valor histórico, motivo de sua preservação. Em 1998 foi doado pelo Estado ao Município de Erechim, através da lei estadual nº 11.229/1998.

Fontes : Livro Tombo e arquivos IPHAE.  

 

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI