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Bem Tombado

ANTIGA ESTAÇÃO FÉRREA DE BAGÉ
   
Nome:
Vista interna
Vista interna
Vista geral - segunda estação - atual Centro Administrativo - foto 2000
Vista geral - segunda estação - atual Centro Administrativo - foto 2000
Vista geral - segunda estação - atual Centro Administrativo - foto 2010
Vista geral - segunda estação - atual Centro Administrativo - foto 2010
Vista frontal - acesso - foto 2010
Vista frontal - acesso - foto 2010
Primeira estação - 1884 - modelo padrão da ferrovia Rio Grande - Bagé
Primeira estação - 1884 - modelo padrão da ferrovia Rio Grande - Bagé
Retificação portaria de tombamento
Retificação portaria de tombamento
Portaria de tombamento
Portaria de tombamento
 
ANTIGA ESTAÇÃO FÉRREA DE BAGÉ
Endereço:
Rua Caetano Gonçalves nº 1151
Cidade
BAGÉ
Proprietário Atual:
Prefeitura Municipal de Bagé
Portaria:
029/06
Número do Processo:
002293-1100/06-3
Data de Publicação em D.O.
26/10/2006
Observações:

Estação Férrea de Bagé

A primeira estação ferroviária de Bagé foi inaugurada em 12.12.1884, com a abertura ao tráfego da Estrada de Ferro Rio Grande - Bagé. Seguia o modelo padronizado dos construtores da linha, como em Rio Grande, Pelotas e Pedro Osório. Segundo informações da Prefeitura, o prédio original da estação de Bagé foi destruído por um incêndio em 1926, sendo por isso reconstruído e ampliado; já de acordo com o Relatório da VFRGS do ano de 1929, a antiga estação foi demolida para a construção de uma nova. A partir do final da década de 1950, o modelo ferroviário começou a ser substituído pelo modelo rodoviário de transporte, de forma gradual, com a extinção contínua do tráfego em determinados trechos, até a última viagem do trem de passageiros em 1986.  A malha sul, formada pelas estradas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foi leiloada em 1996, sendo arrendada pela Ferrovia Sul Atlântico, depois América Latina Logística - ALL, empresa que atualmente opera o sistema de transporte de cargas em nosso Estado.

Na década de 70, o fluxo da ferrovia foi desviado da estação principal para a estação secundária de Santa Teresa, onde foi construído um novo prédio; a primeira foi desativada, sendo adquirida pela prefeitura e passando  a sediar o Centro Municipal de Bagé.

Características: Estação de grande porte com dois pavimentos, de alvenaria, com cobertura sobre a plataforma sustentada por elementos de ferro trabalhados. Marquise de ferro semicircular na fachada principal. Cobertura com telha francesa. Fachada principal simétrica, com platibanda fechada. Esquadrias de madeira com caixilhos de vidro e verga reta.

Fontes:   

  •  Processo de tombamento
  •  Livro Tombo
  •  Publicação do IPHAE Patrimônio Ferroviário no Rio Grande do Sul - Inventário  das  Estações 1874-1959 

Obs: As obras de restauração do prédio iniciaram em 2007.

 

 
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