Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

FORTE ZECA NETTO
   
Nome:
Forte Zeca Netto
Forte Zeca Netto
Portaria de Tombamento 21/1992
Portaria de Tombamento 21/1992
 
FORTE ZECA NETTO
Endereço:
Rua General Zeca Netto, 20. esq. rua Florisberto O. Netto
Cidade
CAMAQUÃ
Proprietário Atual:
Município de Camaquã
Portaria:
21/92 de 03.04.92
Número do Processo:
00.346-11.00-SEDAC-9
Número de inscriçao do Livro Tombo:
71 - Livro Tombo Histórico
Data de inscrição no Livro Tombo:
16/08/1994
Data de Publicação em D.O.
29/04/1992
Observações:

A edificação conhecida como Forte Zeca Netto foi construída em linguagem eclética, pela mescla de elementos neoclássicos na fachada com diretrizes do colonial espanhol na forma de implantação (pátio interno) e no partido arquitetônico, com salas dispostas linearmente ao longo do extenso corredor longitudinal. Edificação sólida com grossas paredes externas, piso de assoalho com tábuas largas apoiadas em vigas de madeira a aproximadamente dois metros do solo, configurando porão. Sobre pilastras e paredes, presença de cornija encimada por platibandas com elementos geométricos em relevo. 

A edificação serviu como residência familiar, sede de fazenda e local de resistência. Seu proprietário, José Antônio Netto, mais conhecido como Zeca Netto, assumiu uma posição de destaque no cenário histórico e político da época. Era sobrinho do General Netto, que proclamou a República Rio-grandense em 1836. Foi nomeado Intendente de Camaquã após a proclamação da República e participou de diversos movimentos revolucionários entre os anos de 1889 e 1936. Segundo parecer histórico incluído no processo de tombamento, a residência foi construída como uma fortificação, em área estratégica no alto de uma colina, com vistas à defesa de seus moradores, já que Zeca Netto temeria represálias após a sangrenta Revolução Federalista de 1893, na qual teve papel importante.

O prédio foi concluído em 1904. Foi adquirido pela prefeitura de Camaquã em 1983 para ser utilizado como centro cultural. Atualmente abriga a Secretaria de Cultura de Camaquã e o  Museu Histórico, que contém um acervo com mais de 800 peças, além do Memorial Zeca Netto, a Biblioteca Pública Municipal e a Biblioteca Barbosa Lessa.

Fonte: Livro Tombo e arquivos IPHAE 

Portaria de entorno N° 18/00 - versão pdf em Download - Portarias de entorno
http://www.iphae.rs.gov.br/modGerArquivos/ModGerArquivosDownloadOpen.php?OID=45000&NOME=camaqua_Port.18_00_forte_zeca_netto.pdf
 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI