Página Inicial
Histórico
Equipe Técnica
Bens Tombados
Links
Novidades
Download
Legislação
Contato

Bem Tombado

BANCO PELOTENSE - FILIAL
   
Nome:
2013
2013
Antigamente
Antigamente
Portaria de Tombamento
Portaria de Tombamento
 
BANCO PELOTENSE - FILIAL
Endereço:
Rua Sete de Setembro, 1560
Cidade
CACHOEIRA DO SUL
Proprietário Atual:
Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Portaria:
46/2019 de 17.08.19
Número do Processo:
241-1100/12-9
Número de inscriçao do Livro Tombo:
143
Data de inscrição no Livro Tombo:
29/08/2019
Data de Publicação em D.O.
19/08/2019
Observações:

A Filial do Banco Pelotense foi aberta em 1916, inicialmente instalada na casa de Francisco Cunha na mesma rua onde foi em seguida construída sua sede própria, cuja obra foi iniciada em 1920. Os terrenos para a construção do imóvel foram adquiridos da Intendência Municipal. O projeto arquitetônico foi de Manoel Barbosa Assumpção Itaqui, e a execução, do construtor uruguaio Santiago Borba, sob a supervisão de Theobaldo Carlos Burmeister, funcionário do banco. Manoel Itaqui, nascido no município de mesmo nome, também projetou a sede do Banco Pelotense de Santa Maria. Segundo Mirian Ritzel, conselheira do COMPAHC de Cachoeira do Sul ( em texto do Processo de Tombamento do COMPAHC ), há referências de que a pintura externa do prédio e o espelho da escaiola da escada interna foram feitos por um pintor europeu de sobrenome Gimenez. A inauguração da nova sede aconteceu em 1922. Em 1931, ano em que o banco foi fechado, o imóvel passou a ser ocupado pelo Banco do Rio Grande do Sul que o adquiriu em 1942 e permanece, até hoje, no mesmo.

A área onde o prédio está localizado é popularmente conhecida como “subida dos bancos”. Nela mantêm-se prédios, construídos ou ocupados por outros bancos na mesma época:

- Banco da Província – atualmente Câmara de Vereadores - construído em 1927, planta do arquiteto Domingo Rocco e obra da empresa Azevedo Moura & Gertrum;

- Banco do Brasil, construído em 1924, ambos tombados em nível municipal;

- Banco Nacional do Comércio, atual Banco Itaú (este foi a segunda sede do Banco Nacional do Comércio / a primeira também ainda existe - atual Casa Dois Irmãos).

 

 
Apoio CEEE
IPHAE - Telefone: 0.xx.51.3288.7532 - Email: iphae@sedactel.rs.gov.br - PORTO ALEGRE/RS - ADM                           Desenvolvido por Naxus Soluções em TI